Seja muito bem vindo ao fórum les power info. Para ver os links bloqueados e imagens em alguns sub-fóruns será necessário que você faça a sua conta.

Cientistas entortam as ondas de rádio para caber dados potencialmente infinitos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Cientistas entortam as ondas de rádio para caber dados potencialmente infinitos

Mensagem por Supremo em Sex Mar 02, 2012 12:59 pm

Uma equipe de cientistas desenvolveu uma tecnologia que permite trançar ondas de rádio, para que elas possam transmitir um número de canais simultâneos “potencialmente infinitos”. Eles conseguiram isso torcendo as ondas de rádio sobre o seu próprio eixo à medida que viajam, como na forma de um macarrão parafuso, enquanto se movem para frente.

Dr. Fabrizio Tamburini, um dos pesquisadores, explicou ao PhysOrg que em uma perspectiva tridimensional, essa torção parece um feixe em forma de macarrão. Cada uma dessas "vigas retorcidas" pode ser gerada de forma independente, propagando e detectando muitas frequências da mesma banda, comportando-se como canais de comunicação independentes.

A equipe demonstrou a técnica em Veneza, transmitindo duas ondas de rádio torcidas na banda de 2,4 GHz, a uma distância de 442 metros. Os pesquisadores afirmam que será fácil adicionar mais ondas torcidas para aumentar o número de sinais que podem ser enviados simultaneamente.

Via: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
avatar
Supremo
Veterano

Mensagens : 450
Data de inscrição : 24/02/2012
Localização : aqui, administrando

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum