Seja muito bem vindo ao fórum les power info. Para ver os links bloqueados e imagens em alguns sub-fóruns será necessário que você faça a sua conta.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Seja muito bem vindo ao fórum les power info. Para ver os links bloqueados e imagens em alguns sub-fóruns será necessário que você faça a sua conta.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O que é Driver/Controladora?

3 participantes

 :: Softwares :: Outros

Ir para baixo

O que é Driver/Controladora? Empty O que é Driver/Controladora?

Mensagem por Supremo Sáb Jun 02, 2012 3:13 pm

O que é Driver/Controladora? 2072124057
(Fonte da imagem: Max Updates)

É um desafio fornecer uma definição única e precisa para o termo driver. No sentido mais simples, um driver é um software que permite que o sistema operacional e um dispositivo se comuniquem um com o outro.

Por exemplo, suponhamos que um aplicativo de fotos precise ler algumas imagens de uma câmera fotográfica. O aplicativo terá que pedir uma solicitação ao sistema operacional, que por sua vez, fará a solicitação ao driver.

O driver, que geralmente é desenvolvido pela mesma empresa que projetou e fabricou o dispositivo, sabe como se comunicar com o hardware para obter as fotos. Depois de o driver receber os dados da câmera, ele os devolve para o sistema operacional, que repassa para o aplicativo.

Tradutor de informações


Portanto, um driver é um software que traduz o que diz um hardware ou um dispositvo para que o computador possa entender. Sem um software de driver, o hardware conectado (por exemplo, uma placa de vídeo ou impressora) não funcionará corretamente.

Mas um driver não é um processo e muito menos um programa gerido independentemente pelo sistema, mas sim um conjunto de tabelas contendo informações sobre cada periférico, bem como os fluxos de informação
circulante entre um PC e um periférico.

Os drivers são entregues com o sistema operacional na maioria das vezes, podendo ser encontrados em aplicativos de atualizações (como o Windows Update), no painel de controle e por meio da verificação de
atualizações. Se o sistema operacional não tiver o driver necessário, você pode verificar o disco que veio com o hardware ou dispositivo que deseja usar, ou acessar o site do fabricante.

Casos e casos


Existem alguns produtos atualmente no mercado que dispensam a instalação de drivers, conhecidos como dispositivos “plug-and-play”.
Como o próprio nome diz, basta apenas conectá-los ao PC através de uma porta USB para poder usá-los. Geralmente HDs externos e máquinas fotográficas utilizam essa tecnologia.

Nem todo driver é escrito pela mesma empresa que projetou um dispositivo. Em muitos casos, um driver é programado de acordo com um padrão de hardware. Isso significa que ele pode ser escrito pela Microsoft (no caso do Windows), e, sendo assim, o fabricante do dispositivo não precisa fornecê-lo.

Outro detalhe importante é que nem todos os drivers se comunicam diretamente com dispositivos. Certas requisições (como a leitura de dados de um hardware) passam por diversos drivers que participam do processo, distribuídos em uma pilha de camadas.

Alguns drivers dessa pilha podem participar do processo e podem fazer modificações na solicitação. Esses drivers não se comunicam diretamente com o dispositivo: eles simplesmente manipulam o pedido e repassam-no para os outros drivers.

Já alguns drivers funcionam como filtros, com o objetivo de observar e registrar informações sobre pedidos de aplicativos para dispositivos. Eles agem como verificadores para garantir que os outros drivers que estão na pilha estão lidando com o pedido corretamente.

Fonte: Tecmundo
Supremo
Supremo
Veterano

Mensagens : 450
Data de inscrição : 24/02/2012
Localização : aqui, administrando

Ir para o topo Ir para baixo

O que é Driver/Controladora? Empty Re: O que é Driver/Controladora?

Mensagem por ~ LukAS ~ Sáb Jun 02, 2012 10:21 pm

Ótima matéria , obrigado por posta-la Wink
~ LukAS ~
~ LukAS ~
Novato

Mensagens : 34
Data de inscrição : 15/04/2012
Localização : Santa Catarina

Ir para o topo Ir para baixo

O que é Driver/Controladora? Empty Re: O que é Driver/Controladora?

Mensagem por Haas Seg Jun 04, 2012 1:16 pm

Otimo
Haas
Haas
Administrador

Mensagens : 1244
Data de inscrição : 26/03/2012
Localização : No painel de Control

Ir para o topo Ir para baixo

O que é Driver/Controladora? Empty Re: O que é Driver/Controladora?

Mensagem por Supremo Seg Jun 04, 2012 9:14 pm

Manter os drivers do computador sempre bem atualizados é essencial para o bom funcionamento da máquina. Com isso, o proprietário acaba se livrando de instabilidades e problemas que os componentes possam apresentar.

Porém, não é uma tarefa fácil controlar essas atualizações, devido ao grande volume de softwares e à periodicidade de correções lançadas.
Para tornar o processo menos complicado, há o Ma-Config, um site capaz de analisar sua máquina e listar as atualizações de drivers que você ainda não instalou.

Instalação do plugin


O que é Driver/Controladora? 60957586417518

Para começar, é necessário instalar um plugin que, grosso modo, será responsável por analisar a sua máquina e, depois, passar as informações para o site. Por isso, acesse o Ma-Config e, em seguida, clique no link “Iniciar a análise”. Assim, antes de prosseguir, o sistema procurará pelo programa em seu computador e, caso não tenha encontrado, redirecionará você para a página de download.

Basta, então, clicar sobre a versão voltada para o sistema operacional correto e aguardar a conclusão da transferência do arquivo. Depois, execute-o e escolha, a seguir, se você deseja uma instalação silenciosa: em caso afirmativo, não será necessário confirmar qualquer tipo de dados e a instalação ocorrerá em segundo plano, sem que você perceba.

O que é Driver/Controladora? 609575864175450

Se recusar a instalação silenciosa, será necessário interagir com o software e seguir o já consagrado esquema “next-next-finish”. Seja qual for o caso, depois de instalado o plugin, crregue novamente a página do Ma-Config, voltando a clicar em “Iniciar a análise”.

Atualização de drivers


Se todos os processos foram realizados com sucesso, você terá acesso, dentro de alguns segundos, a um grande relatório sobre os componentes da máquina, com detalhes sobre placa-mãe, processador, disco rígido, placa de vídeo e outros. Caso necessário, esse relatório pode ser exportado para arquivo e salvo no computador para consultas futuras. Se desejar fazer isso, basta clicar sobre o botão “PDF”, no menu superior, e, depois, no link “Salvar como PDF”.

O que é Driver/Controladora? 609575864175727

No mesmo menu se encontra a opção necessária para a execução deste tutorial: Procurar > Procurar drivers. Caso prefira, há também um link direto para esse recurso na página inicial do Ma-Config, chamado “Atualize seus drivers”.

Basta, então, selecionar a versão correta do seu sistema operacional no menu à esquerda e, em seguida, decidir quais opções da seção “Configurações” devem ou não ser levadas em consideração: “Mostrar somente drivers mais recentes”, “mostrar somente drivers com certificação WHQL” e “Mostrar os drivers beta”.

Entendendo a lista


É muito simples perceber quais drivers precisam ser atualizados.
Muitos estão apenas listados, como o IDT High Definition Audio CODEC, primeiro item da imagem abaixo. Porém, outros possuem uma visão estendida, em que consta uma nova versão disponível e um botão para download.

Para ter certeza de que aquele é um driver mais recente, basta comparar a data de lançamento da versão instalada com a data da versão sugerida pelo Ma-Config:

O que é Driver/Controladora? 6095758641818
Preste atenção nas informações destacadas (Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

Sendo assim, caso queira atualizar esse driver, tudo o que você deve fazer é clicar no botão “Download”. Depois de ser direcionado para o site Tous Le Drivers (TLD), clique novamente sobre o ícone de download do arquivo, escolha um dos servidores disponíveis e, depois de baixá-lo, instale-o normalmente.

Na próxima análise da máquina, você poderá constatar que esse driver já está na sua versão mais recente e que, portanto, não possui update disponível. O interessante desse processo é que, ao segui-lo, você não precisa passar muito tempo no Google ou em sites de fabricantes, até encontrar a versão certa a ser instalada. Tudo é entregue de "mão beijada" para administrador do PC. Muito mais fácil, não?


Fonte: Tecmundo
Supremo
Supremo
Veterano

Mensagens : 450
Data de inscrição : 24/02/2012
Localização : aqui, administrando

Ir para o topo Ir para baixo

O que é Driver/Controladora? Empty Re: O que é Driver/Controladora?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 :: Softwares :: Outros

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos